Um pouco sobre mim

Hélio Rodrigues era criança quando seus pais migraram para São Paulo em busca de  uma vida melhor. Dona Martinha e Seu Alcides sempre foram muito simples. Ela, trabalhando como faxineira e ele, como pedreiro. Mas, com muita coragem criaram os 5 filhos.

Desde que chegaram a São Paulo a família viveu na periferia e, seguindo o exemplo dos pais, Hélio e os quatro irmãos sempre militaram pelas causas sociais.

A vida era difícil e mesmo os direitos mais básicos não se concretizavam sem muito esforço e organização popular. Hélio Rodrigues acompanhou de perto a luta de sua mãe por moradia, água encanada, posto de saúde, linhas de ônibus e educação.

Ele começou a trabalhar ainda adolescente, sempre estudando à noite. A educação ganhou muita importância na sua história e ele se formou em Obras Hidráulicas na Fatec e fez pós graduação em Economia do Trabalho e Relações Sindicai, na Unicamp.

A partir do trabalho incansável de Dona Martinha junto às Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica, Hélio testemunhou a luta contra a ditadura e a força da organização popular em reuniões que aconteciam no quintal da casa deles. Foi com muita esperança que ele viu nascer o Partido dos Trabalhadores, um partido que, desde a fundação, manteve compromisso com as demandas da população mais pobre, numa perspectiva de transformação social e defesa dos direitos humanos.

Como trabalhador do ramo químico, Hélio Rodrigues é diretor sindical há quase 20 anos e preside o Sindicato dos Químicos de São Paulo desde 2019. No movimento sindical, ele encarou o grande desafio de representar milhares de trabalhadores e trabalhadoras que depositaram nele a confiança para representá-los e contribuiu ativamente para conquistas importantes do movimento sindical, tais como: o reconhecimento das Centrais Sindicais como entidades legais; a instituição de uma política de valorização do salário mínimo; o fortalecimento do mercado interno; a destinação de mais recursos para a educação e, até mesmo resistência a ataques aos direitos trabalhistas. Hélio Rodrigues participou de outras construções sociais nas quais os Sindicatos também foram protagonistas como, por exemplo, os movimentos de moradia; a organização da resistência na periferia; a construção de políticas afirmativas de combate ao racismo e contra a repressão policial; a defesa dos direitos das mulheres e políticas de gênero e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em suma, essa é a história da sua militância e formação política. Filiado ao PT há 35 anos, mantém seu compromisso com a população da periferia de lutar por uma São Paulo menos desigual e que seja de todos e todas.

Hélio é casado e pai de três filhos. Em 2020 ele obteve o expressivo resultado de 20.576 e atualmente é vereador da cidade de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores comprometido com pautas importantes para a população da periferia e na luta por uma São Paulo menos desigual, que seja de todos, todas e todes. O projeto político que ele representa conta com o apoio de vários ramos e setores da sociedade, com o objetivo de ser representante da classe trabalhadora e do movimento sindical na Câmara dos Vereadores de São Paulo.